Semana 4 - Arrependimento
Semana 4 - Arrependimento

Semana 4 - Arrependimento

Tags
Guia Final Aula 4 - SEMANA 4 -versao 62.pdf342.6KB

MATEUS - CAPÍTULO 3 – PARTE 1 Este Guia de Estudo apresenta as orientações para entender, aplicar e compartilhar o texto bíblico em pauta na semana. Ele é composto de:

📖 Versículo da Semana; 📖 Tema da Semana; 📖 Reflexão sobre o texto; 📖 Perguntas para refletir e compartilhar; 📖 Principais lições e Aplicação; 📖 Devocionais da semana.

O Versículo da Semana:

“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3:2)

TEMA DA SEMANA 4: ARREPENDIMENTO OBJETIVO

Na semana passada, vimos que aquele que tem um encontro com Jesus, se alegra, se rende, adora, entrega o seu melhor e é impactado. Vimos que cada encontro com Jesus faz diferença em nossas vidas. No relacionamento com Deus e sua Palavra somos transformados. Mas para que isto aconteça é necessário aprendermos num dos assuntos principais do evangelho: o Arrependimento. Nesta semana, vamos aprender com o profeta João Batista no capítulo 3, e no exemplo do filho pródigo a necessidade do arrependimento genuíno e algumas fases para alcançá-lo.

ORIENTAÇÕES DA SEMANA 4: ARREPENDIMENTO

📖 • LEIA E MEDITE: Inicie a semana lendo e meditando sobre o capítulo 3 de Mateus. Peça para o Espírito Santo iluminar a Palavra. Use este guia de estudo. Procure responder as perguntas. 📖 • APLIQUE Procure aplicar as lições pedindo a ajuda e capacitação de Deus. Afinal, sem Ele nada podemos fazer. 📖 • COMPARTILHE Não deixe de compartilhar os ensinamentos, observações, experiências, conclusões e até dúvidas com os irmãos, principalmente àqueles do seu grupo de estudo. Depois do estudo, procure realizar o devocional da semana (vide ítem 5).

SUGESTÃO PARA SEMANA:

📖 Dias 1 e 2: Meditando sobre o texto e perguntas para refletir; 📖 Dia 3: Principais Lições; 📖 Dia 4: Aplicação; 📖 Dia 5: Devocional; 📖 Dia 6: Assista a aula 3 de Mateus no canal da CCRV no Youtube: https://youtu.be/85MfRTkBWCs

INTRODUÇÃO

Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto ... (1). O cenário daqueles dias era difícil. Estavam sob o jugo do império romano que cobrava altos impostos ao povo. Havia crise política, crise social e decadência religiosa. Neste cenário, depois de 400 anos sem a voz de profetas, Deus quebra o silêncio e envia o profeta João com uma mensagem de arrependimento e advertência.

1- A mensagem:

“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”.(2) a)- João anuncia a chegada do reino dos céus. O rei prometido chegou. O rei está aí, Ele já chegou. A mensagem de João começa a deixar claro que o reino do Messias seria diferente do reino de Davi. Não seria um reino deste mundo, não seria um rei para libertar seu povo do império romano, mas do império das trevas. b)- João convoca o povo ao Arrependimento (“Arrependei-vos”). Para entrar neste reino é necessário arrependimento. Tanto os religiosos quanto o povo necessitavam de uma mudança radical de atitude e comportamento. Uma completa mudança de atitude em relação ao pecado.

2-A missão:

João é a voz que clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor ....”(3) Mais uma profecia se cumpre. João é identificado como o precursor, aquele que foi citado pelo profeta Isaías (Is 40:3-5): “Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas”. João vem preparar o caminho, o coração das pessoas para a vinda do rei. Vem retirar obstáculos do coração, tais como: Orgulho, incredulidade e outros.

3- O batismo (6)

João batizava nas águas aqueles que viam até ele, se arrependiam e confessavam os seus pecados. O Batismo de Arrependimento deve ser mais do que um simbolismo ou ritual. Deve vir acompanhado de um arrependimento verdadeiro que produz frutos. Uma mudança interior que traz mudança exterior. Isto é, obras que demonstram que realmente houve mudança, que houve arrependimento.

I – MEDITANDO SOBRE O TEXTO – MT 3: 1-10

4- João exorta os religiosos.

“Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” (7). Em outras palavras, quem vos ensinou que cumprir a tradição religiosa ou ser descendente de Abraão é suficiente para escapar da ira vindoura de Deus? É necessário arrependimento verdadeiro, é necessário mudança de vida, mostrar evidências do arrependimento. “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (8). João adverte os religiosos no que se refere à: a) - Hipocrisia (8) - João discerne este mal dos religiosos. Chama atenção para o perigo da hipocrisia, de uma religião “externa” que cumpre o ritual da lei. “Este povo segue-me com os lábios, mas o coração está longe“(vide Mt 15:8 e 23:25-29). Este tipo de religião não livra ninguém da ira vindoura. Por isso, João adverte: “Demonstrem arrependimento com frutos (atos)”. A fé e o arrependimento autênticos são acompanhados de mudança de vida e sem isso, a confissão e até o batismo não têm valor. João não considerava a confissão de pecados e batismo como suficientes para efetivação da salvação. Ele ensina: quem não produzir fruto, não escapará da ira de Deus. b)- Presunção (9) – “Nós temos por pai Abraão. Somos povo escolhido”. Este orgulho religioso era o pensamento do judeu. Achavam que por serem filhos de Abraão e cumpridores da tradição religiosa, já estavam garantidos. Mas João adverte: Ser descendente de Abraão não é suficiente para livrar da ira vindoura. Não basta ter o sangue de Abraão nas veias. É necessário ter a fé de Abraão. A salvação é pessoal, mediante a fé.

5- João conclui:

“Árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (10). Em resumo: O fato de vocês cumprirem uma tradição religiosa ou pertencerem ao povo escolhido, a descendência de Abraão não é suficiente para livrar vocês da ira vindoura. Para entrar no reino, é necessário arrependimento verdadeiro, uma mudança de mente, de atitude, de propósito e de direção: do pecado para Deus. 1- Como você receberia a pregação de um pastor que se vestisse como João Batista (Mt 3:4)? Ou um pastor que tem dificuldades com a gramática?

2- Você julga o pregador pela aparência ou pela mensagem que ele prega? 3- Qual a missão de João Batista? E sua mensagem?

4- O que você entende por arrependimento?

5- O que você entendeu quando João disse aos religiosos: “Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” (verso 7)

6- O que você entende por “Produzir frutos de arrependimento?” Você tem produzido?

7- Em que área de sua vida precisa de mudança?

8- O que João quis dizer com o verso 10?

9 - Qual foi o verso que mais te tocou neste capítulo? Por quê?

Dia 3 - Principais lições

O QUE JOÃO NOS ENSINA:

1- Para que haja manifestação da glória é necessário preparação. Jesus, o avivamento em pessoa, é o nosso maior exemplo. Até mesmo Jesus foi preparado para realizar o seu ministério. Nós queremos participar do Avivamento. Cremos que o Avivamento está vindo, mas temos a nossa parte. Precisamos nos preparar. Orar, pedir e preparar o nosso coração para que o Senhor possa reinar e manifestar a Sua Glória. De que forma? Por ex: Devemos limpar o coração-Pv 4:23 2- Para entrar no reino, é necessário Arrependimento Verdadeiro que produz frutos dignos de arrependimento. Devemos dar evidências de que nossa vida tem mudado. Não basta dizer que houve mudança, é preciso demonstrar mudança de forma de pensar, atitude e direção, se afastando do pecado na direção de Deus. Assim como o fruto é o produto da árvore, assim também a palavra praticada é resultado da nova natureza em Cristo.

O QUE OS RELIGIOSOS NOS ENSINAM:

1- O perigo da HIPOCRISIA

Seus atos externos devem estar em perfeita harmonia com o seu coração. Mudança interior deve trazer mudança exterior. Suas obras devem ser uma evidência do arrependimento verdadeiro que aconteceu no seu coração. Lição: Não seja um crente hipócrita. Não seja limpo por fora, mas sujo por dentro. Tradição religiosa, santidade aparente (Mt 15:8 e 23:25-28) mostrando uma santidade que não possui, não é garantia de salvação. Portanto, não vivam de tradição religiosa, arrependei-vos.

2- O perigo da PRESUNÇÃO

Os judeus achavam que por serem descendentes de Abraão estavam livres da ira vindoura (juízo). Ninguém é salvo da ira por pedigree, por ser judeu, filho de crente ou se dizer crente, ou até por ser batizado nas águas ou cumprir rituais durante os cultos. Quando se trata do relacionamento entre Deus e o homem não há lugar para Presunção. A salvação é mediante a fé (Ef 2:8) e arrependimento (At 2:37,38). A salvação é pessoal – Importa nascer de novo (Jo 3:3,7). É necessário uma mudança de dentro para fora. Lição: Não seja um crente presunçoso.

3- O Perigo do ENGANO

Conforme citado acima a tradição religiosa, religião aparente (Mt 15:8 e 23:25-28) não é garantia de salvação. A Religião aparente pode até enganar os outros, mas jamais engana a Deus. Há, porém, um perigo ainda maior: o auto engano (você enganando a si mesmo). Muitas vezes nos acostumamos a viver na tradição religiosa, sem transformação de caráter/vida, a nossa consciência passa a ser cauterizada ao ponto de não nos incomodar mais. Com isso, caminhamos para um precipício achando que estamos caminhando para o céu. Você já entendeu o perigo do auto engano? Por isso é tão importante praticar a Palavra evitando que você seja enganado pelo inimigo ou o pelo seu próprio coração.

DIA 4 – Aplicação

Arrependimento

O Exemplo do Filho Pródigo (Lc 15:11-24)

Na parábola do filho pródigo, vemos um exemplo de arrependimento: o filho pródigo sai do pecado para o Pai. O filho pródigo pede a sua herança, sai da casa do Pai e dissipa todos os seus bens. Quando vem a crise, passa necessidade (12-16). Ele está no pecado, longe do Pai. A partir de agora, mostramos as fases que levam ao arrependimento.

1- A Ficha cai

O Arrependimento começa quando “ele cai em si” (17).

2- A mudança de direção

Ele se levanta (18), reconhece seu pecado e toma a decisão de mudar de direção e voltar para a casa do Pai.

3- A confissão e o perdão

O encontro com o Pai é emocionante. O Pai amoroso recebe o filho com um abraço e um beijo. Ele confessa seu pecado ao Pai (21), que não só o perdoa, como honra o seu filho com anel no dedo (22). Depois demonstra a sua alegria preparando uma festa e declarando: “meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” (24).

Algumas lições importantes:

  1. A parte de Deus: Ele está de braços abertos aguardando a volta do seu filho. Por pior que seja o seu pecado, Deus aguarda ansiosamente o retorno de seu filho.
  2. O arrependimento começa quando a ficha cai. Quando lamentamos, reconhecemos o nosso pecado e culpa diante de Deus.
  3. Arrependimento envolve mudança de direção, de volta para o Pai. Não basta reconhecer o erro, é necessário se dirigir ao Pai que está de braços abertos a este encontro.
  4. Arrependimento envolve a confiança no amor, graça e perdão de Deus.
    1. Não se deixe levar pelas acusações do inimigo. Ele ataca com mentiras (ou meias verdades) e culpa tentando impedir que você avance em direção ao Pai.
      1. Ele ataca com a culpa. Exemplo: “Você não é digno!”
      2. Seu pecado é grave demais para ser perdoado ou que você já pecou muitas vezes e não tem mais jeito, não tem mais direito ao perdão.
    2. Não há pecado grande demais que a graça de Deus não possa perdoar. Portanto confesse e confie no perdão do Pai.
  5. O Arrependimento começa por reconhecer o pecado, termina com reconhecimento da graça de Deus. Começa com tristeza e termina com alegria. Vide: (Sl 32:1, Lucas 15: 7-10 e 23,24). É preciso experimentar a ALEGRIA do PERDÃO.

Hoje é DIA de ARREPENDIMENTO.

  1. A FICHA JÁ CAIU? Provavelmente você precisa reconhecer seu erro. Será que você tem andado longe do Pai? Em lugares/ações que desagradam ao Pai? Caso não consiga identificar algum erro, peça para o Espírito Santo mostrar (Sl 139:23,24)
  2. Agora, se aproxime do Pai, confesse e RECEBA o PERDÃO. A partir daí, desfrute da alegria da Presença.
  3. Decida mudar e creia que Deus vai te capacitar.

DIA 5 – Devocional da Semana

A NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO

A centralidade da mensagem do Evangelho é uma chamada ao arrependimento. Foi para isto que Jesus veio ao nosso mundo: “Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). O próprio Jesus declarou: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32). Você já se arrependeu de seus pecados e aceitou o convite para uma vida restaurada? Toda vida cristã é construída a partir desta verdade selada em seu coração. O arrependimento é a essência do Evangelho e a chave para a entrada no Reino de Deus. Arrependimento é um chamado ao retorno ao caráter de Deus. Nas semanas anteriores, vimos que o Salvador chegou ao mundo como um bebê, nasceu de forma simples e pura. Depois que cresceu, Seu primo João Batista, a voz no deserto, pregou o arrependimento para todos. Jesus continuou a proclamar as boas-novas, passando por todo Israel. Onde esteve, também falou com amor sobre o arrependimento e mudança de vida, uma mensagem que também seria levada pelos apóstolos a muitos lugares. Do modo que nascemos, tendo em nós a herança do pecado, não podemos ver a Deus nem desfrutar de Sua presença. Para viver uma vida plena na Terra e herdar com Cristo a vida eterna é necessário viver em arrependimento genuíno. Como o apóstolo Pedro disse a Jesus: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna” (João 6:68). O Reino de Deus já está entre nós. Você faz parte Dele? Você crê que já é perdoado para viver a vida eterna com Jesus?

DIA 6 – Durante a Semana

📖 Se quiser aprofundar o estudo assista a aula 2 de Mateus no canal da CCRV no Youtube:

https://youtu.be/85MfRTkBWCs

📖 Procure refletir sobre os ensinamentos do capítulo 2. Procure Aplicar na sua vida e compartilhar com parceiros do seu grupo;

📖 Procure Avaliar a sua semana:

  • Durante a semana você separou tempo para buscar a Presença de Deus?
  • Como foi o Estudo da Palavra? Entendeu a passagem bíblica? Precisa de ajuda? Procure um irmão ou pastor.
  • Conseguiu Compartilhar com irmãos? Há algo que você possa fazer para melhorar?
  • Seja qual for a sua avaliação, não desista. Siga em frente. Um hábito é formado de forma gradativa e com perseverança.

Tenha uma semana abençoada por Deus.

1,2,3... Glória a Deus !!